O QUE É NO POO, LOW POO?

sábado, 27 de fevereiro de 2016

O QUE É NO POO, LOW POO?

O Low Poo e o No Poo são ótimas técnicas para cabelos cacheados, crespos e encarapinhados, mas também servem para qualquer tipo de cabelo especialmente seco ou frágil e couros cabeludos sensíveis a tensoativos agressivos.

 Quem abole totalmente o shampoo da rotina capilar pratica oNo Poo ("poo" vem de shampoo). As adeptas dessa técnica higienizam o couro e os fios de cabelo com condicionador que tenham silicones solúveis, fazendo a chamada co-wash (lavagem com condicionador). Outras pessoas utilizam enxágues com vinagre, ou com bicarbonato de sódio ou ainda produtos que sejam específicos para limpeza dos cabelos mas que não são shampoos. 

Já quem não consegue ficar sem lavar os cabelos com shampoo, reduzem drasticamente o número de lavagens com ele e, preferencialmente opta por um shampoo sem sulfatos, pratica Low Poo. Tem gente que intercala a lavagem com shampoo com co-wash (usa, por exemplo, xampu uma vez na semana e, durante a semana higieniza os cabelos com condicionador). Outras conseguem sustentar o cabelo numa boa durante a semana apenas com uma lavagem com shampoo.
 

APRENDA A LER OS RÓTULOS!

São exatamente todos os produtos que contenham os componentes e substâncias "Incompatíveis com a técnica low / no poo" e esses produtos acabam sendo inutilizados para quem já aderiu ou quer aderir à técnica.

Começamos analisando a lista de componentes e substâncias que não são permitidos na técnica, e depois comparamos se o produto possui algum desses componentes e se ele tiver sequer 1 componente, ele se torna proibido.

No caso dos condicionadores, máscaras e leave-in, osprodutos NÃO devem conter:
Amodimethicone*(Ver observação)
Cetearyl methicone
Cetyl Dimethicone
Cyclomethicone
Cyclopentasiloxane
Dimethicone
Dimethiconol
Stearyl Dimethicone
Trimethylsilylamodimethicone
Simethicone
Polydimethylsiloxane
Methicone
Phenyl Trimethicone
Dimethylpolysiloxane
Petrolatum/petrolato
Mineral Oil/óleo mineral
Parafinum Liquid/parafina líquida
Vaselina

OBS:* Parcialmente liberado apenas para Low Poo se junto com Trideceth-12 ou 6 e Cetrimonium  Chloride - Combinação mais conhecida como "3 patetas"

Deve ser usado somente na última etapa do ciclo do Low Poo para evitar acúmulo dos fios, já que depois de secos no cabelo, se tornam insolúveis em água. Toda vez que usar os "3 patetas" é obrigatório que na sua próxima etapa de tratamento utilize shampoo sem sulfato para sua remoção.

No caso dos shampoos, os produtos NÃO devem conter:
Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate - SLES)
Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate - SLS)
Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)
Ammonium lauryl sulfate (ALS)


PROCEDIMENTO: CO-WASH

E o primeiro e grande questionamento da técnica é exatamente "Um condicionador possui propriedades e componentes para limpar o couro cabeludo e os fios?"

A resposta é sim, um condicionador possuem componentes e ingredientes que têm o potencial para purificar "ligeiramente" o couro cabeludo e os fios.

Dica SUPER importante: Escolha um condicionador barato para o procedimento de co-wash, já que você vai gastar muito condicionador aplicando a técnica.

É totalmente importante que seu cabelo esteja "encharcado da água no chuveiro" porque iremos depender da água para fazer um processo de ajuda na remoção das impurezas. Depois disso coloque uma quantidade leve de condicionador na palma das mãos e esfregue-a uma na outra. Faça o processo de massagem capilar com as pontas dos dedos no couro cabeludo usando o condicionador e a água para limpar seu couro cabeludo.

A massagem capilar deve ser: envolve os dedos entre os cabelos e massageia suavemente em movimento circulares, no nosso caso condicionador + água dos fios, até que você sinta o condicionador limpar os fios e o couro cabeludo. Esse procedimento é super importante porque é ele que será o responsável por controlar a oleosidade dos fios e limpá-los. Se necessário reaplique o condicionador até sentir a sensação de fresco no couro cabeludo.

Depois que finalizar, o couro cabeludo está na hora de seguir com comprimentos e pontas. Pegue uma quantidade boa de condicionador e ainda com os cabelos bem encharcados enluve o condicionador por todo comprimento fazendo massagens suaves com as palmas das mãos. Faça desse processo a segunda mais importante, intensificando os resultados de hidratação e emoliência.

Depois de fazer este procedimento, enxágue os cabelos e está pronto o seu co-wash.


PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

Também é necessário estar consciente de que os resultados não aparecem de um dia para o outro. Muitas meninas relatam passar por um período de adaptação, em que o cabelo fica aparentemente pior do que estava antes. Mas isso passa! É como começar uma reeducação alimentar, em que seu corpo demora uns dias (ou quem sabe até semanas) para se adaptar à nova dieta. Pense o Low Poo e o No Poo como a reeducação alimentar dos seus fios!


Primeiramente temos que entender que a técnica não se torna compatível com pessoas que possuem raiz oleosa ou grande tendência a oleosidade. Muitas pessoas já conseguiram controlar a caspa "Excesso de oleosidade no couro cabeludo" usando as técnicas do low poo e co-wash aonde ambas visão uma limpeza dos couros cabeludos de um modo menos agressivo.

Se atente a necessidade do seu couro cabeludo principalmente. Teste apenas 1 vez a técnica se você tiver tendência a oleosidade e observe os resultados "Procure um condicionador menos hidratante" e dependendo do resultado você coloca-lo numa rotina semanal ou não. Coceira no couro cabeludo, caspa são sinais que o processo com o condicionador aumentou a oleosidade do couro cabeludo e infelizmente a técnica não é para você.

Quem possui cachos secos e raiz normal á seca pode utilizar da técnica somente 1x por semana, alterando sempre um shampoo sem sulfato ou um shampoo sem espuma "No poo" de acordo com a necessidade do seu couro cabeludo.

Espero que tenham gostado,
A proveitem para curtir a Fanpage e seguir no G+ para ficar por dentro das novidades do blog. Deixe o seu comentário vou adorar saber a sua opinião. Beijos

Um comentário:

  1. Oi Renata! Venho do grupo SCC Blogueiros e Estou Seguindo Você! Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por ler o meu blog e obrigada também por comentar meus posts.
Seja muito bem vindo!(a)
Os comentários aqui do blog é moderado, e serão liberados e respondido conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos. Para parcerias, pedidos ou outras informações use o formulário de contato.

Ficarei feliz com o seu comentário, Obrigada!

Volte sempre!