Beleza Receitas Maquiagem Vídeos Look do dia Viagens Diversos

sábado, 13 de dezembro de 2014

Dicas de saúde, Alimentação saiba mais

Olá meus amores, hoje esse post é sobre dicas de saúde e alimentação,  A
alimentação saudável é a alimentação ou nutrição na qual deve-se comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem fisicamente , intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. 

Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.

Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas.É uma dieta variada, possui todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.Essa dieta também constitui na variação dos tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.

Para ter uma alimentação saudável, é importante consumir diferentes tipos de alimentos e nutrientes.

1. Coma sempre em pequenas quantidades 
Seu corpo precisa de calorias e nutrientes durante todo o dia para funcionar bem. Se
você pular refeições, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma
forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas
em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com
pouca gordura.

2. Água: sua fonte diária de vida
A água é extremamente importante para a nossa saúde, pois mantém o organismo em
equilíbrio. Ela também ajuda a digerir e absorver alimentos com mais facilidade.
Recomenda-se em torno de 2 litros diariamente, ingerida entre as refeições e ao longo do dia.

3. Consuma uma colher de sopa de linhaça diariamente na casca da linhaça encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas.
A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento
precoce e as doenças degenerativas. 
Possui componente antioxidante e anticancerígeno. Além disso, é um poderoso
desintoxicante.

4. Não economize no azeite de oliva
Além de reduzir o colesterol, o azeite ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. O
azeite de oliva é também uma fonte rica em vitamina E, que ajuda a proteger contra o câncer. Os melhores a serem consumidos são os extra virgem, com acidez não maior que 0,8%.

5. Inclua brócolis em suas saladas
O brócolis é rico em cálcio, ácido fólico, selênio, potássio e vitaminas A e C. Esse
vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de
pulmão, cólon e mama. Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a
acelerar a eliminação do estrogênio do organismo.

6. Não deixe de comer arroz e feijão
Esses alimentos são uma combinação perfeita para o organismo: possuem uma
excelente fonte proteica, propriedades antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras e
aminoácidos.

7. Tome vitamina C diariamente
A Vitamina C é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres. Ela ajuda as células do organismo a crescer e permanecer sadias — principalmente as
células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sanguíneos. Combate infecções atua
na absorção do ferro, reduz o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico.

8. Use a salsinha como tempero no dia-a-dia
A salsinha é rica em vitaminas A e C. Ela é ótima para aliviar dores no estômago e
eliminar gases do estômago e intestino. A salsa é também anticancerígena, devido à
sua alta concentração de antioxidantes.

9. Soja: alimento essencial na saúde da
mulher
A soja é rica em hormônios e aumenta os níveis de estrogênio, aliviando os sintomas
da menopausa. Possui atividade anticancerígena e acredita-se que combate
especialmente o câncer de mama. Também auxiliando na redução do colesterol e
triglicerídeos. Ela tem uma concentração de proteínas elevada, por isso pode
substituir a carne. 

10. 10 gotículas de própolis diariamente previnem várias doenças
A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e
resinas. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Age
como antioxidante no organismo.

11. Inclua de 2 a 3 porções de frutas diárias
As frutas são alimentos que oferecem grande quantidade de fibras, proteínas, vitaminas, sais minerais e açúcares (frutose). Elas são compostas basicamente de água, que é o composto fundamental para manter os tecidos do organismo saudáveis.

12. Troque o refrigerante por suco de fruta ou suco verde
Os sucos de fruta energizam e limpam o organismo, fornecem minerais, vitaminas e
fibras. Por serem ricos em açucares naturais, devem ser consumidos com
moderação. O suco verde fornece magnésio e antioxidantes (capazes de impedir a ação dos radicais livres, que levam ao envelhecimento e doenças).

13. Escolha alimentos antioxidantes
Os antioxidantes combatem os radicais livres, diminuindo o seu poder de reação química. Isso é feito através de nutrientes antienvelhecimento, como as vitaminas C, E, betacaroteno e mineral selênio. Esses nutrientes podem ser ingeridos através de alimentos como frutas e hortaliças.

14. Gosta de um chazinho? O chá verde é uma boa opção!
O chá verde é famoso por possuir alta concentração de antioxidantes. No chá verde também encontramos alta concentração de caroteno e vitaminas C e, substâncias que atuam no rejuvenescimento do organismo. Ele também é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas (B1, B2, C, E, K).

15. Inclua fibras diariamente na sua dieta
Para quem pretende emagrecer e cuidar da saúde, as fibras são uma ótima opção. Além de não fornecerem muitas calorias, elas diminuem a absorção do colesterol, de
gorduras e de açúcares, e causam sensação de saciedade. Mas atenção: para um bom
funcionamento do intestino, as fibras devem ser sempre consumidas com bastante água.

16. Vitamina B: não deixe de fora do cardápio
As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde
emocional e mental do ser humano. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal. A vitamina B está presente nas carnes, leite, ovos, legumes,
germe de trigo e brócolis.

17. Inclua ração humana na sua dieta
A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e diabetes, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo. Pode ser comprada ou feita em casa e normalmente contém: linhaça, colágeno, fibra de trigo, aveia, leite de soja, açúcar mascavo, castanha, amêndoa, gergelim e gérmen de trigo.

18. Coma 1 castanha, 2 nozes e 4 amêndoas por dia e sinta a diferença!
Essas frutas oleaginosas são fontes de fibras, ricas em vitaminas e minerais como potássio, selênio, magnésio e zinco. As castanhas são compostas de gordura
saudável, que são responsáveis por efeitos benéficos como diminuição do LDL (colesterol ruim) e pelo aumento do HDL (colesterol bom), prevenindo, assim, doenças cardiovasculares.

19. Chocolate na medida certa é muito benéfico à sua saúde
O chocolate (através do cacau) possui propriedades anticancerígenas, estimulantes cerebrais e a capacidade de curar diarreias. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Mas atenção: deve ser consumido com moderação (em média 30 g por dia) e  deve ter uma alta dosagem de cacau, pelo menos 50%.

20. Gosta de um cafezinho? Se consumido na medida certa, pode ser benéfico
O café fornece nutrientes e contém substâncias capazes de reduzir o risco de doenças. Foi observada, também, uma eficaz atuação no fígado e proteção contra o desenvolvimento de tumores. Mas o café deve ser de qualidade, com pouco açúcar e consumido no máximo 3 xícaras pequenas por dia.

21. Alimentos termogênicos: aceleram o metabolismo e emagrecem
Os alimentos termogênicos são aqueles que precisam de mais energia para ser digeridos. Por isso, eles induzem o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado, gastando assim ainda mais calorias que as presentes no alimento. São termogênicos: gengibre, canela, linhaça, brócolis, laranja, óleo ou gordura de coco, de maçã, cafeína, chá verde, pimenta vermelha, couve e abacaxi.

22. Coma uma laranja por dia
Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio,
potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonoides, que aumentam seu valor nutritivo. Antes de fazer caminhadas, tome um copo de suco de laranja: ele dá energia, hidrata o corpo e diminui o colesterol.

23. Precisa de energia? Mel é uma boa pedida
Além de ter a função de adoçar, o mel ajuda no bom funcionamento do nosso organismo e trata doenças como: gripe, asma, amigdalite e bronquite. É rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, auxiliando em problemas respiratórios e funções
intestinais.

24. Quer incluir mais fibras a dieta? Coma aveia
A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras. A aveia diminui o colesterol ruim e ajuda no bom funcionamento do intestino. É recomendado de 1 a 2 colheres de sopa diariamente.

25. Alho e cebola: a dupla perfeita para sua saúde
Pesquisas comprovam que o alho e a cebola trazem inúmeros benefícios à saúde. Nos
homens, uma dieta rica em alho e cebola é também arma indispensável no combate ao câncer de próstata. Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico, e
reduz glicose e colesterol.

26. Cuidado com o excesso de açúcar!
O açúcar refinado tem pouquíssimo valor nutricional. Quando consumido com regularidade e em grande quantidade, gera uma série de reações bioquímicas que podem levar à obesidade, hipertensão e diabetes. Procure substituir o açúcar refinado pelo mascavo, que é um possui mais nutrientes, vitaminas e minerais.

27. O guaraná em pó pode ser um grande aliado no cansaço do dia-a-dia
O guaraná em pó é um poderoso estimulante, devido à cafeína em alta concentração. É utilizado para combater o cansaço físico e mental. O pó de guaraná fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A.

28. Gengibre: não deixe essa maravilha fora da sua dieta
É considerado um poderoso antiinflamatório, anticoagulante, antioxidante e antibactericida. O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Você podeconsumir em forma de cápsulas, em pó ou em forma de chá.

29. Beba água de coco e mantenha seu corpo hidratado
 A água de coco é uma delícia para beber, em vitaminas e sais minerais como o potássio. É a bebida ideal para quem pratica atividades físicas. Serve como soro natural quando estamos doentes ou com diarreia, pois hidrata o nosso organismo (além da pele, que fica super-macia!)

30. Inclua linhaça e aveia no seu dia-a-dia para melhorar o trânsito intestinal
Bata a linhaça junto com a aveia no liquidificador. Tome uma colher de sopa diariamente de preferência em jejum. Pode ser com água ou suco de sua preferência. A linhaça e a aveia juntas possuem muitos minerais e vitaminas, além de serem ótimas para intestino preso.
 
Esse é o post de hoje espero que gostem, e que coloquem em pratica. 
 Um super Beijo.

5 comentários:

  1. Hummm adorei o prato rsrsrs
    Estou necessitando urgente mudar meus hábitos alimentares , adorei as dicas me deu um certo click de que devo começar urgente .

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, a unica coisa da lista que faço sempre e beber muita água hehe, gengibre como de vez em quando, linhaça não gosto muito... Enfim, gostei das dicas e vou tentar pratica-las porque realmente fazem uma grande diferença no nosso dia a dia.

    Um Beijo Minha Flor!!
    Carol e Camila :*
    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa quanta informação útil. De tudo o que eu mais tento me apegar é a beber água é algo que eu considero quase impossível, nunca tomo o suficiente, as vezes todo apenas um copo de água por dia.

    Beijos
    www.sweetlifebymari.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acredita que comprei linhaça e esqueci de comer?! Ainda bem que li esse post, vou incluir ele na alimentação hehe bjos adorei!

    ResponderExcluir
  5. Excluir os refrigerantes é muito complicado..x'D
    Gostei das dicas
    Beijocas*

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por ler o meu blog e obrigada também por comentar meus posts.
Seja muito bem vindo!(a)
Os comentários aqui do blog é moderado, e serão liberados e respondido conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos. Para parcerias, pedidos ou outras informações use o formulário de contato.

Ficarei feliz com o seu comentário, Obrigada!

Volte sempre!